A Apple anunciou nesta sexta-feira que Iphones, iPads e AppleWatches são feitos para durarem por três anos. O anúncio foi feito durante a nova campanha ambiental da empresa, que inclui novos aplicativos em parceria com a WWF. A Apple mostrou quanto tempo seus produtos duram nas mãos dos primeiros proprietários, e o quanto eles contribuem para o ciclo de vida de gases de efeito estufa.

Segundo o “The Guardian”, a Apple ao responder perguntas, a empresa disse que os “anos de uso, que são baseados em primeiros proprietários, são de 4 anos para dispositivos OSX e tvOS e 3 anos para dispositivos iOS e watchOS”.

Os usuários e especialista já suspeitavam que o tempo de vida de um iPhone fosse de três anos porque, até recentemente, a empresa só forneceu suporte de software para um iPhone ou iPad para cerca de três anos, normalmente oferecendo duas grandes atualizações de versão iOS a partir do momento que eles foram lançados. Contudo, o lançamento do iOS 8 e, em seguida, iOS 9 , que ainda suporta o iPhone 4S lançado em outubro de 2011 mudou isso.

Computadores Mac têm muito mais tempo de suporte da Apple. A última versão do OS X 10.11 El Capitan ainda suporta computadores a partir de 2007, apesar espera computadores Mac da Apple terem duração “prevista” de 4 anos.